Endereço:
SCLS 109, BL D, 1º andar - Loja 35 - Asa Sul, Brasília - DF, 70372-540

Horários:
Segunda à Sexta: 6h - 20h
Sábado: 8h - 12h

Whatsapp: + 55 (61) 9213 4767

5 dicas para voltar aos treinos com segurança

Com a liberação de espaços como parques e academias, podemos voltar aos treinos, mas não dá para “tirar o atraso” de uma hora para outra. O ritmo do retorno vai depender de como foram os hábitos durante o isolamento.

Compartilhe:

Os meses em casa devido a pandemia de Covid-19 reduziram o tempo dedicado à prática de atividade física. Com a liberação de espaços como parques e academias, podemos voltar aos treinos com segurança, mas não dá para “tirar o atraso” de uma hora para outra.

O ritmo do retorno vai depender de como foram nossos hábitos durante o isolamento e do tempo em que permanecemos sem realizar exercícios . É natural que tenha ocorrido redução dos níveis de condicionamento e massa muscular. Mesmo para quem continuou fazendo exercícios dentro de casa. É importante acompanhar algumas de nossas dicas para voltar com segurança, evitando lesões ou até mesmo indisposição para a prática de atividade física.

De maneira geral, o indicado é respeitar os próprios limites e voltar gradualmente, reiniciando os exercícios com intensidade ou carga menor do que a que estava acostumado antes da quarentena. É preciso lembrar também, dos cuidados para se proteger do coronavírus ao frequentar os espaços.

Dicas

Levando-se todos esses fatores em consideração, vamos às dicas para voltar aos treinos com segurança:

  1. Não faça nada radical e principalmente não faça sem o devido acompanhamento de um profissional, seja para a prática de atividades como musculação , alongamenos ou aeróbica.
  2. O ideal é regredir um pouco e voltar de forma mais leve. Priorize o aquecimento, alongamento e exercícios que combinem ganho de força e condidcionamento cardiorrespiratório. Não esqueça do relaxamento.
  3. Preste atenção aos sinais do seu corpo. Sintomas compatíveis com hipoglicemia são: náusea, respiração ofegante e tontura. Quando isso acontecer, pare imediatamente, procure um profissional e providencie algo para comer. Pode ser uma barrinha de cereal, uma fruta fresca ou seca, como uva, ameixa ou banana.
  4. Beba bastante água, antes, durante e após os treinos.
  5. Aos poucos, com o passar do tempo, as cargas mais pesadas podem voltar, assim como exercícios que exijam mais do corpo. O importante é buscar o equilíbrio entre carga, volume e intensidade.

Na BE EXCLUSIVE GYM, além das medidas de segurança temos dado especial atenção a esses cuidados. O espaço e os aparelhos são higienizados com regularidade maior para evitar possível contaminação com o novo coronavírus. Além disso, os tempos de resposta aos treinos e o limite do corpo de cada aluno também é respeitado.

Método Bergamaschi

O Método Bergamaschi faz com que a atividade física seja um processo que traz, além de todos os benefícios, o cuidado para ajudar as pessoas a “desacelerar” e, consequentemente, diminuir o estresse tão comum hoje em dia e que ficaram evidentes com a pandemia.

Para voltar aos treinos com segurança, lembre-se também de que um comportamento alimentar equilibrado ao longo do dia, melhor gestão do estresse aliados a treino físicos de intensidade progressiva, com acompanhamento individual personalizado e completo (que envolve exercícios de força, treinamento aeróbio, alongamento e relaxamento) constitui receita certa para uma melhor qualidade de vida, saúde e boa forma física e mental.

Foto: de Anna Shvets – Pexels